Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Como tratar a pele da cuica

Encontrei no site da IZZO - fabricante de instrumentos musicais - um texto com dicas de como tratar a pele animal de instrumentos de percussão. Bom, não sei dizer se as dicas desse texto são confiáveis e se de fato trazem benefícios à pele, mas achei o tema bastante interessante pra gente discutir aqui. Comentários serão bem vindos de quem tiver alguma opinião a respeito ou mais dicas de como cuidar da pele da cuica. Segue o texto: 

Muitos músicos e instrumentistas solicitam que seus instrumentos de percussão sejam empachados com pele animal, a fim de obter maior durabilidade, elasticidade e sonoridade para estes. Mas não é somente empachar o instrumento e sair por aí tocando. Inclusive, alguém que compra um instrumento com pele animal pode ficar frustrado com o som estridente e achar que fez uma péssima compra, ou optou por um tipo de pele errada. Na grande realidade, o que falta é “tratar” essa pele, pois muitos fabricantes empacham o instrumento e colocam à venda sem tratar as peles. Anotem as dicas: 

Primeiro, a pele animal sofre muitas variações de acordo com o clima e a temperatura. Por exemplo, em dias frios, ela fica frouxa, necessitando de uma leve afinação, e em dias de calor, ela estica sozinha. Por isso que não é bom deixar muito esticada no frio, pois quando esquentar o tempo, algumas fibras podem se romper e com o tempo, ela vir a rasgar.

O primeiro passo é tirar a pele do instrumento, mas sem tirar o aro em que ela foi empachada, para proceder com o tratamento adequado. Em seguida, pegue um pedaço de algodão, embebede com um pouco de azeite de dendê, tanto em cima, quanto embaixo da pele. Mas cuidado: não encharque. Passe pouco, apenas uma camadinha fina, e esfregue bem com algodão. O azeite de dendê possui propriedades que encorpam a pele, deixando-a mais resistente e com um som mais grave, reforçando as fibras sem agredir o instrumento. Não use azeite de oliva, pois ele quando seca, racha a pele por causa da grande quantidade de iodo (sal), ao contrário do azeite de dendê, que é feito de soja.

Em seguida, deixe descansar no sereno fino da noite. Coloque se possível, embaixo de alguma telha ou uma cobertura, para que receba apenas a brisa fina, fazendo com que a pele possa encorpar (cozinhar à frio). Mas atenção: não deixe a água cair direto na pele, pois encharcada a pele pode se soltar do aro, estragando todo o processo.

No dia seguinte, coloque de forma indireta sobre o sol (na sombra) para secar. Em baixo de alguma proteção, para que apenas o calor não intenso seque naturalmente a pele. Deixe secar por quatro horas e pronto. Coloque no instrumento novamente, afinando sempre em X. Aperte um parafuso com duas voltas, vá à outra extremidade e dê duas voltas também, procedendo assim em todos os parafusos.

Quando começar a dar o aperto, de meia em meia volta, vá apertando os parafusos e batendo levemente a mão logo em cima deles na pele, observando se em todos os parafusos o som é o mesmo. Se algum estiver com um som mais grave, vá apertando até dar o tom desejado. Assim, seu instrumento está afinado e com a pele tratada, a qual, se for bem cuidada, durará em média dois anos com um excelente som.

11 comentários:

  1. Fala Paulinho,

    Bela matéria, falando sobre pele, quando podemos ir na ARTCELSIOR, pois gostaria da sua ajuda para escolher uma pele boa para a minha cuíca.
    Te encaminhei um email, forte abraço.
    Junior

    ResponderExcluir
  2. achei ótima a postagem, mais em relação à cuíca, eu acho q o sistema do azeite de dendê ñ seria um ótima opção pois ele engrossa a pele fazendo surtir mais os sons graves, sendo q na cuíca o q da aquele brilho é o som agudo. essa é uma opinião de um leigo nesse tema, só estou comentando o q os mais antigos passam para mim valeu galera!!!!!

    ResponderExcluir
  3. fala querido mais uma vez parabéns pela ótima matéria eu como sou adepto do candomblé já utilizava o azeite de dende sendo que os atabaques são tratados desta forma. Cada um cada um, mas é uma ótima opção, tem um amigo meu, cuíqueiro, que utiliza creme hidratante e assim por diante mais uma vez obrigado pela matéria ,forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Muitooo Bacanaaa essaa Páginaaa , mas eu achoo que o azeite de Dende tem melhores resultados com instrumentos graves como por exemplo o surdo , ja para a Cuica não sei dizer se é uma boa ideia , no meu caso eu prefiro passar creme hidratante , ou Leite que da um bom resultado : )

    ResponderExcluir
  5. Vixxx quero tratar a pele da minha Cuíca é nova uns 6 meses,só que estou meio assim e se mudar o som pois agora que estou conseguindo tirar um agudo legal!!! Não sei se uso azeite ou leite igual amigo de cima sitou!!!

    ResponderExcluir
  6. Cara estou com o mesmo problema preciso tratar minha cuíca mas não sei se uso idratante, quero um som agudo e ai gente???
    valeu a postagem!!!

    ResponderExcluir
  7. Ola pessoal to querendo muito comprar uma cuica moro na Italia e por aqui e dificil encontrar cuica mais dificil cuiqueiros por isso peço um toque de alguem ai a cuica que eu vi e essa do link aqui gostaria de saber a diferença entre os tamanhos de cuicas e diferenças de som etc.. http://www.brasilando.com/nl/braziliaanse_percussie/cuica/cuica_6_x_17cm_aluminium_gope

    ResponderExcluir
  8. Pessoal,
    Primeiramente peço licença a todos, pois sou novato no blog.
    Caso alguém possa me ajudar, ficarei extremamente agradecido.
    Adquiri recentemente uma cuíca usada, e o antigo proprietário fez uma série de desenhos e escrituras com pincel atômico na pele do instrumento.
    Gostaria de saber se há algum produto que posso utilizar para remover esta tinta, que não agrida e/ou danifique a pele, pois logo em seguida, vou "tatuar" nela que "cuíca não se empresta" !
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde passei um creme hidratante na minha cuica ficou um ótimo som uma vez por mês passo uma camada fina sobre a pele e logo em seguida o som fica muito bom vou começar a passar toda semana acho que assim o som estabiliza mas tem que ser um creme para pele seca.

    ResponderExcluir
  10. Amigos..mil perdões. Dendê não sai da soja!! De uua espécie de palmeira. Uso nas minhas cuícas fica show. Muito cuidado com umidade!

    ResponderExcluir
  11. Amigos todas ideias sobre a cuíca são muito boas,cada tem um sistema proveitoso eu tbm gosto muito desse instrumento e já utilizei todas as formas de preparação da pele eu tinha um problema com o espaçamento da pele envolta da amarração devido ao substituir o gambito e umidecer só envolta da retirada, aí.mudei todo o sistemas não hidrtei maís quando.vou substituir o gambito cloco a pele de molho umidecida por inteiro, e nunca mais tive problemas última troca tem mais de ano as vezes troco a pele porque vejo uma pele nova acho mais.interesante é isso, e outra coisa a cuica não fica parda mais de cinco dias e roda de samba e quadra

    ResponderExcluir