Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

terça-feira, 31 de julho de 2012

Oficina do Monobloco

Monobloco - Nipe de cuicas

Imagino que muitos de vocês já conheçam ou tenham ouvido falar de um bloco carnavalesco aqui do Rio de Janeiro chamado Monobloco. Mas talvez o que muitos não saibam, assim como eu também não sabia, é que além do desfile no carnaval e dos bailes pré-carnavalescos, o Monobloco desenvolve uma oficina de percussão para formar novos batuqueiros e aperfeiçoar aqueles que todos os anos formam na bateria do bloco. Neste último carnaval, graças ao convite do grande Ernani Cal - diretor do nipe de cuicas - pude participar da oficina e ver o quanto é bacana o trabalho que eles realizam lá. O repertório do Monobloco permite que a bateria desenvolva uma variação de ritmos bastante diversificada, e falando especificamente sobre as cuicas, o trabalho fica ainda mais interessante. Lá eles fazem conduções marcadas, com todas as cuicas executando as mesmas frases, o que dá um efeito maravilhoso! Geralmente o que vemos nas escolas de samba e nos blocos é cada cuiqueiro tocando à sua própria maneira (o que também não deixa de ser bonito), mas ouvir um nipe inteiro de cuicas tocando a mesma coisa, é sensacional! E ainda mais porque no Monobloco, justamente pelo repertório ser bem variado em gêneros musicais, torna-se possível uma criação maior de frases, conduções e coordenação de movimentos que exigem dos cuiqueiros bastante treino e atenção. Infelizmente, por morarem em outras cidades, nem todos que leem esta  postagem poderão participar da oficina que acontece na Sala Baden Powell, de maio a janeiro, todas as terças-feiras, das 18h às 20h para turma de iniciantes e das 20h às 22h para turma avançada, pelo investimento de R$170,00 mensais e R$30,00 de matrícula. Mas em compensação, vocês que estão distantes poderão visitar o site da oficina e conferir vários vídeo-aulas com um pouco do que é dado durante a oficina. Como por exemplo este aqui embaixo, onde aparecem o mestre Celso Alvim no chocalho e  o  Ernani Cal na cuica. Taí a dica pessoal: oficina do Monobloco. Nos vemos lá!

.

3 comentários:

  1. Quando puderes vá ao Império Serrano e verás a nossa "marcação" única.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cuíca dentro de bateria e no pagode/roda de samba são diferentes. Ou seja, tem de agir de forma diferente. O mesmo acontece com surdos, chocalhos, agogôs, caixas, tamborins, etc. O cidadão pode tocar bem num pagode e se perder numa bateria. E vice-versa tbm. O local em que ocorre a atuação (fechado no barzinho ou aberto na Sapucaí), a situação (todo fantasiado ou de short e camiseta), a quantidade (sozinho ou com 24 cuícas), a afinação (porque a afinação muda se vc está tocando em local aberto ou fechado e acompanhado de quais instrumentos), isso tudo muda a sua atitude junto ao instrumento e, portanto, ao som que vc vai tirar dele.

    ResponderExcluir