Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 24 de março de 2012

Confederação de Cuiqueiros do Japão

Não é surpresa pra ninguém que japonês adora samba, mas vejam só que maravilha a forma como a cuica é tratada lá no outro lado do mundo, graças a iniciativas como esta da cuiqueira Kazumi Shimizu e seus amigos, que fundaram a Confederação de Cuiqueiros do Japão.


A Confederação de Cuiqueiros do Japão tem o propósito de melhorar a visibilidade da cuica no Japão e a troca de conhecimento entre os cuiqueiros. Foi criada em 08 de agosto de 2008 por Kazumi Shimizu e o G.R.E.S.Saúde e oficialmente batizada em 15 de dezembro de 2011, quando também foi inaugurado o site oficial. Serão realizadas atividades como reuniões para a prática do instrumento, o Festival de Cuica em Tóquio e intercâmbio de cuiqueiros, além de coleta e transmissão de informações sobre a cuica, instrumento musical originado no Brasil.

Isso é mais ou menos o que diz o texto contido na página inicial do site da Confederação japonesa. É bom demais saber que pessoas de uma cultura tão diferente da brasileira se identificam com tanto carinho ao instrumento musical que nós defendemos aqui no Brasil. Temos o Cuicarioca no Rio de Janeiro, a Confraria da Cuica em Porto Alegre, o Clube da Cuica em Fortaleza, tantos excelentes cuiqueiros em São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte e espalhados por todo o Brasil, mas saber que essa corrente cuiquística vai ao extremo do globo é bom demais! E para comprovar que lá no Japão eles realmente estão botando a cuica pra chorar, vejam que bacana esse vídeo da Festa da Cuica 2011.

.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Adesivo para proteção da pele

Aprendi esse "truque" com o falecido Carlão, cuica de ouro da Unidos da Tijuca. É uma coisa simples de fazer e que evita um problema muito comum principalmente entre os iniciantes na nobre arte de tocar cuica. Quando estamos tocando, não reparamos que o pano úmido encosta algumas vezes na pele do instrumento e isso vai molhando a área em volta do gambito, até que a pele rasga nessa região. Para evitar que isso aconteça, recomenda-se colocar algum tipo de proteção na pele. O vídeo abaixo nos mostra uma maneira bem eficiente de proteger a pele da cuica utilizando fita adesiva. Uma dúvida que logo surge em quem vê isso pela primeira vez é se a proteção, por ficar colada na pele, não altera o som da cuica. Fiquem tranquilos, pois a sonoridade não muda em nada. No vídeo, acrescentei como trilha sonora uma gravação intitulada Minha Cuica, se não me engano, gravada no segundo disco do meu parceiro Chocolatte, ótimo cuiqueiro, baterista e cantor. Valeu meu povo! Até.

.