Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 29 de setembro de 2012

Música 9 - Samba em Berlim

Assim como a postagem Vídeo 10 - Mestre Marçal, o conteúdo desse novo post também é uma indicação do grande cuiqueiro e ritmista Alfredo Castro. Trata-se de Samba em Berlim, composição do violonista Sebastião Tapajós registrada em seu disco Guitarra Fantástica, lançado em 1976, com o nosso Mestre Marçal dando mais uma belíssima aula com a elegância de sua cuíca. Sugestão: ouça com fones de ouvido e observe o interessante "diálogo" com a dobra da cuíca em stereo. Espetacular!

.

sábado, 1 de setembro de 2012

2º CUICARIOCA




Amigos, no dia 07 de setembro será realizado o segundo encontro de cuiqueiros CUICARIOCA. À frente da organização deste evento está o Sr. Jovenito, também conhecido como Jovem da Cuica, o que já nos dá um bom sinal de que será um encontro muito agradável. A festa deverá começar por volta das 12h e será realizada na quadra da escola de samba Estácio de Sá. Cada pessoa deverá levar um quilo de carne para o churrasco, que será acompanhado de arroz, farofa e outros pratos, tudo grátis. As bebidas serão vendidas pelo bar da própria Estácio. Haverão camisetas como essas na imagem acima para os cuiqueiros e cuiqueiras presentes, e que podem levar também suas esposas, maridos, filhos, amigos, mas deverão obrigatoriamente estar acompanhados de suas cuicas. Estão todos convidados. Apareçam!
.