Peço licença ao amigo
Zé Carlos da Cuica para reproduzir, como introdução a esta nova postagem, parte de um antigo
comentário seu que traz observações bastante pertinentes ao tema que veremos agora:
metodologia de estudo da cuica.
Segundo ele, a cuica "é o instrumento de percussão (fricção na verdade) mais complicado de ser tocado! Não existe uma fórmula, quem quiser aprender tem que "ralar" muito! Todos os outros instrumentos tem uma didática clara e bem lógica. A cuica não. (...) você só adquire a habilidade necessária com a prática e entrega. Não existe nenhum cuiqueiro que toque igual ao colega. Temos base, inspirações (nos grandes músicos), mas cada um tem que trilhar o seu caminho sozinho".
Concordo com você, Zé Carlos. De fato, parece que ainda não temos um método de ensino que organize de maneira objetiva e aprofundada a variedade de questões referentes ao estudo da cuica em termos da execução do instrumento. Mas já existem alguns trabalhos que tratam desse assunto de maneira breve, e que já contribuem no sentido de formalizar, formatar, ou seja, transcrever o toque da cuica para a linguagem da teoria musical, servindo, assim, como uma alternativa sistematizada de estudo. Um excelente exemplo disso é o método
Batuque é um Privilégio, da autoria de
Oscar Bolão, certamente uma das maiores autoridades quando o assunto é
percussão.
Através de fotos, textos e exercícios, Bolão mostra os fundamentos para execução de diversos instrumentos tradicionalmente utilizados no samba, como o pandeiro, o surdo, tamborim, agogô, reco-reco e, claro, a cuica, para a qual são propostos um total de quinze exercícios escritos em pauta de três linhas, representando as alturas
grave,
médio e
agudo. Eles exigem certo grau de conhecimento sobre leitura musical, mas três deles foram gravados no CD que acompanha o livro e com o áudio fica mais fácil praticá-los. Cabe fazer aqui uma breve referência (e reverência) ao músico
Fabiano Salek, cuiqueiro que realizou essas gravações. Bons estudos!
A cuíca é feita de um cilindro de metal ou madeira com uma pele de couro num dos lados. No centro desta é presa uma vareta fina de bambu, que, friccionada com um pano úmido, produz seu som característico. Com o dedo médio da mão, fazemos pressão sobre a membrana, extraindo sons de alturas diferentes. Conforme a região do país, a cuíca recebe outros nomes, como puíta ou roncador.
As linhas superiores da pauta representam a pressão exercida sobre a pele – para este procedimento, usaremos a designação de MEMBRANA; a pausa determina que o dedo não pressiona o couro, o que gera um som grave; as notas escritas na segunda linha indicam que o dedo deve exercer uma leve pressão sobre a membrana, produzindo um som médio; e a linha superior indica uma pressão ainda maior, extraindo-se, assim, um som agudo. A linha inferior é destinada à mão que fricciona a vareta e que designaremos MÃO. Sob as notas nela escritas, encontraremos símbolos que representam a articulação dos movimentos. O movimento de dentro para fora é feito à partir do corpo do executante e o movimento contrário é feito em direção ao seu corpo. Não havendo indicação, repetem-se os movimentos anteriores.
- Exercício 1 [CD - Faixa 13]
Gostaria de fazer apenas uma observação quanto à parte do texto do método em que diz "O movimento de dentro para fora é feito à partir do corpo do executante e o movimento contrário é feito em direção ao seu corpo."
ResponderExcluirAcredito que há um equívoco aí. Talvez o correto fosse dizer que o movimento de FORA para DENTRO é feito à partir do corpo do executante e o movimento contrário é feito na direção do seu corpo.
Mas, de qualquer forma, são exercícios excelentes.
Valeu Paulinho!
ResponderExcluirTem um grande percussionista (ainda não estou autorizado a revelar o nome), que está concluindo uma Pós-graduação cujo tema é exatamente um "Método de aprendizado de Cuíca"!
Quando puder dar mais informações eu aviso, OK?
Um abração
"Zé Carlos da Cuíca"
caro zé carlos, por favor passe o contato deste cara para mim por e-mail, sou estudante universitário da Unesp , e tenho planos de desenvolver em conjunto com alguns projetos de extensão da faculdade , umas cuicas e instrumentos diferentes, e seguir com o tema de luthieria e história do samba paulista para TCC do meu curso. desde já grato
ExcluirMuito bom paulinho, muito bom mesmo !!!!
ResponderExcluirQue bacana, Zé Carlos!! Poxa, já tô ansioso pra conhecer esse trabalho. Sorte aí pro teu camarada!!!
ResponderExcluirAbração Junior!! Valeu a força!
muito bom o artigo... e ainda com os exercicios... vai ajudar muita gente! abraços!
ResponderExcluirAlô Paulinho
ResponderExcluirO percussionista é o Pestana (Nelson) daqui do Rio de Janeiro.
A monografia dele é um método de ensino de cuíca.
Manda um email pra mim que eu passo os contatos dele.
jcbmotta@yahoo.com.br
Abraço
Zé Carlos
Olá! Zé Carlos! Gostaria do contato do percussionista, que fez o trabalho sobre a cuíca.
ExcluirAbraços
Amanda