Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 6 de julho de 2013

Batuque é um privilégio [Oscar Bolão]

Peço licença ao amigo Zé Carlos da Cuica para reproduzir, como introdução a esta nova postagem, parte de um antigo comentário seu que traz observações bastante pertinentes ao tema que veremos agora: metodologia de estudo da cuica

Segundo ele, a cuica "é o instrumento de percussão (fricção na verdade) mais complicado de ser tocado! Não existe uma fórmula, quem quiser aprender tem que "ralar" muito! Todos os outros instrumentos tem uma didática clara e bem lógica. A cuica não. (...) você só adquire a habilidade necessária com a prática e entrega. Não existe nenhum cuiqueiro que toque igual ao colega. Temos base, inspirações (nos grandes músicos), mas cada um tem que trilhar o seu caminho sozinho".

Concordo com você, Zé Carlos. De fato, parece que ainda não temos um método de ensino que organize de maneira objetiva e aprofundada a variedade de questões referentes ao estudo da cuica em termos da execução do instrumento. Mas já existem alguns trabalhos que tratam desse assunto de maneira breve, e que já contribuem no sentido de formalizar, formatar, ou seja, transcrever o toque da cuica para a linguagem da teoria musical, servindo, assim, como uma alternativa sistematizada de estudo. Um excelente exemplo disso é o método Batuque é um Privilégio, da autoria de Oscar Bolão, certamente uma das maiores autoridades quando o assunto é percussão.


Através de fotos, textos e exercícios, Bolão mostra os fundamentos para execução de diversos instrumentos tradicionalmente utilizados no samba, como o pandeiro, o surdo, tamborim, agogô, reco-reco e, claro, a cuica, para a qual são propostos um total de quinze exercícios escritos em pauta de três linhas, representando as alturas grave, médio e agudo. Eles exigem certo grau de conhecimento sobre leitura musical, mas três deles foram gravados no CD que acompanha o livro e com o áudio fica mais fácil praticá-los. Cabe fazer aqui uma breve referência (e reverência) ao músico Fabiano Salek, cuiqueiro que realizou essas gravações. Bons estudos!




A cuíca é feita de um cilindro de metal ou madeira com uma pele de couro num dos lados. No centro desta é presa uma vareta fina de bambu, que, friccionada com um pano úmido, produz seu som característico. Com o dedo médio da mão, fazemos pressão sobre a membrana, extraindo sons de alturas diferentes. Conforme a região do país, a cuíca recebe outros nomes, como puíta ou roncador.

As linhas superiores da pauta representam a pressão exercida sobre a pele – para este procedimento, usaremos a designação de MEMBRANA; a pausa determina que o dedo não pressiona o couro, o que gera um som grave; as notas escritas na segunda linha indicam que o dedo deve exercer uma leve pressão sobre a membrana, produzindo um som médio; e a linha superior indica uma pressão ainda maior, extraindo-se, assim, um som agudo. A linha inferior é destinada à mão que fricciona a vareta e que designaremos MÃO. Sob as notas nela escritas, encontraremos símbolos que representam a articulação dos movimentos. O movimento de dentro para fora é feito à partir do corpo do executante e o movimento contrário é feito em direção ao seu corpo. Não havendo indicação, repetem-se os movimentos anteriores.



  • Exercício 1 [CD - Faixa 13]



  • Exercício 6 [CD - 14]




  • Exercício 12 [CD - 15]


.

8 comentários:

  1. Gostaria de fazer apenas uma observação quanto à parte do texto do método em que diz "O movimento de dentro para fora é feito à partir do corpo do executante e o movimento contrário é feito em direção ao seu corpo."

    Acredito que há um equívoco aí. Talvez o correto fosse dizer que o movimento de FORA para DENTRO é feito à partir do corpo do executante e o movimento contrário é feito na direção do seu corpo.

    Mas, de qualquer forma, são exercícios excelentes.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Paulinho!
    Tem um grande percussionista (ainda não estou autorizado a revelar o nome), que está concluindo uma Pós-graduação cujo tema é exatamente um "Método de aprendizado de Cuíca"!
    Quando puder dar mais informações eu aviso, OK?
    Um abração
    "Zé Carlos da Cuíca"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro zé carlos, por favor passe o contato deste cara para mim por e-mail, sou estudante universitário da Unesp , e tenho planos de desenvolver em conjunto com alguns projetos de extensão da faculdade , umas cuicas e instrumentos diferentes, e seguir com o tema de luthieria e história do samba paulista para TCC do meu curso. desde já grato

      Excluir
  3. Que bacana, Zé Carlos!! Poxa, já tô ansioso pra conhecer esse trabalho. Sorte aí pro teu camarada!!!

    Abração Junior!! Valeu a força!

    ResponderExcluir
  4. muito bom o artigo... e ainda com os exercicios... vai ajudar muita gente! abraços!

    ResponderExcluir
  5. Alô Paulinho
    O percussionista é o Pestana (Nelson) daqui do Rio de Janeiro.
    A monografia dele é um método de ensino de cuíca.
    Manda um email pra mim que eu passo os contatos dele.

    jcbmotta@yahoo.com.br

    Abraço
    Zé Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Zé Carlos! Gostaria do contato do percussionista, que fez o trabalho sobre a cuíca.
      Abraços
      Amanda

      Excluir