Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 31 de agosto de 2013

3º Cuicarioca


O dia 7 de setembro não é mais apenas o 250º dia do ano, ou 251º em anos bissextos, de acordo com o modo gregoriano de contar os dias. Também não é mais o dia que dali a outros 115 se completa um ano. Tampouco um feriado nacional em razão da independência proclamada em 1822. 

Agora o dia 7 de setembro já é uma data tradicional do calendário cuiquístico, pois é o dia em que será realizado mais uma vez o Cuicarioca, evento que chega à sua terceira edição e propõe a confraternização dos cuiqueiros do Rio de Janeiro. Mas nada impede a presença de pessoas vindas também de outras localidades. Nesta festa todos são muito bem vindos, independente de sotaque, língua, bandeira ou estandarte. O que importa é a cuica.


Bom, então, em nome do Sr. Jovenito e de sua equipe, convido a todos para este belo encontro, que será realizado no próximo sábado, na quadra da escola de samba Estácio de Sá, com início previsto para as 13 horas. Pede-se, encarecidamente, que cada pessoa leve 1kg de carne para o churrasco, que será servido junto a outros pratos, estes, gratuitos. E as bebidas serão vendidas no próprio bar da escola de samba.

Para quem não participou das últimas edições, ou ainda não viu algum registro das festas anteriores, segue este vídeo produzido pelo amigo Tonhão Moura com uma sequência de fotos do 2º Cuicarioca. A trilha sonora é um samba inspiradíssimo dos compositores Zequinha do Salgueiro e João Paulo, intitulado No Ronco da Cuica. Aliás, o cuiqueiro dessa gravação também merece ser reverenciado. Alguém sabe quem é? Bom, mas reverência mesmo façamos à cuica no próximo dia 7. Até lá!


.

3 comentários:

  1. Estarei lá, seu Jovenito me falou na sexta passada no ensaio da Estácio.
    Ano passado eu fui, muito legal, vale a pena fazer um esforço e aparecer lá.
    Cuiqueiros de tudo que é lugar, vários estilos e maneiras de se tocar, você só aprende vendo um naipe tão grande de cuiqueiros juntos.

    Att,
    Junior - Estácio - Rj

    ResponderExcluir
  2. Poxa , não sei se vou poder ir sou de Juiz de Fora , tenho compromisso , mas gostaria de comprar uma camisa do encontro , no próximo sábado estarei na Escola Portátil de Música na Urca .

    Se algúem puder me enviar mando o dinheiro .

    obrigado

    ResponderExcluir