Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Bloco das Cuicas - 3º ANO

Hoje, dia 2 de dezembro, comemora-se o Dia Nacional do Samba. Na verdade, visto que ainda estamos numa terça-feira, a comemoração será deixada para o próximo sábado. Mas como a cada ano, haverá inúmeros eventos para festejar essa data em reverência a este que é um dos nossos mais importantes bens culturais: o samba. E dentre todos esses eventos está o Trem do Samba, que neste ano realiza a sua 19ª edição. 

Em 2013, tivemos a imensa alegria de ver o Bloco das Cuicas fazer a sua segunda participação, e é maravilhoso ver que o bloco estará lá novamente, com o seu vagão repleto de cuiqueiros rumo ao bairro de Oswaldo Cruz. É a cuica recebendo também a sua parcela de reconhecimento pela importância que tem para o samba e, consequentemente, para a cultura brasileira.

Então, no próximo sábado, dia 6 de dezembro, a festa itinerante sairá da Central do Brasil com destino ao subúrbio carioca. O Bloco das Cuicas estará no primeiro vagão do trem que parte às 19h24min. Mas a concentração do bloco se inicia às 14h30min, no estacionamento ao lado da Escola Municipal Tia Ciata, onde será feita a distribuição das camisetas até as 15h30min. Quem puder, não deixe de ir. No ano passado, foi mais ou menos assim:

.

2 comentários:

  1. Opaaaa! Nesse ano, estaremos juntos! Bloco da Cuíca, aí vamos nós! To dentro!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia galera,como faço para está no bloco.também sou cuiqueiro..!

    ResponderExcluir