Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cuiqueiros de Floripa

Essa matéria saiu no Blog TAMBORIM, de Ângela Bastos, no dia 16 deste mês. Mostrando que em Florianópolis a cuica também chora bonito! 

A cuica vai roncar...


A cuica vai roncar na festa do Berbigão do Boca, dia 25, no Centro de Florianópolis. Afinal, serão 50 cuiqueiros das cinco escolas de samba formando uma das maiores alas de cuica que se tem ideia.
Dú, mestre da bateria da Unidos da Coloninha, está animado. Tocador apaixonado e professor, ele aproveitou um jantar oferecido por Nivaldinho Machado, agora à noite, para conversar um pouco sobre a importância do exótico instrumento para o samba. Papo vai e papo vem, foi sugerido para após o Carnaval um encontro com a vinda de convidados para uma grande roda. Dú estima que cada uma das cinco escolas desfilem com cerca de 10 cuicas na Nego Quirido.
Pelo que deu para perceber o grupo está disposto a montar uma confraria, como já ocorre em outros lugares.
Democrático
Ver os cuiqueros conversar é um aprendizado. A cuica é um instrumento parecido com um tambor. Pode ser tocada por qualquer pessoa, independente do sexo, seja adulto ou criança. Por isso, democrático. Por dentro, existe uma haste de madeira presa bem no centro da membrana de couro. O som é obtido friccionando a haste com um pedaço de tecido molhado (antes usavam querosene) e pressionando a parte externa com dedo, produzindo um ronco característico. Quanto mais perto do centro da cuica, mais agudo será o som produzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário