Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Música 6 - Cuicas Loucas

Essa música foi gravada em 1972, no LP Batucada Fantástica Vol. 3 Luciano Perrone e seus Ritmistas Brasileiros. Esse disco é, portanto, o terceiro da série "Batucada Fantástica", produzida sob a batuta do maestro Luciano Perrone, um ícone entre os bateristas brasileiros e de toda parte do mundo.

Cuicas Loucas é um "duelo" de cuicas entre o Mestre Marçal e o Ministro da Cuica, dois cuiqueiros da maior importância (falaremos mais sobre eles em postagens futuras). A música começa com os dois tocando juntos, mas lá pelos vinte segundos, o Mestre Marçal segue sozinho e depois dá a vez para o Ministro (conhecido também como Ministrinho), que segue em sua performance até a volta do Marçal e logo a música se encerra.

A diferença da sonoridade que eles tiram de suas cuicas é nítida.
O Mestre Marçal vem com aquela elegância de sempre, muito swing, explorando conduções e frases entre sons graves, médios e agudos. Já o Ministro, é uma cuica mais "suja", o que, na minha opinião, não deixa de ser bonito também... puxadas curiosas e de muita inspiração. Dá pra perceber que nas suas combinações de ritmos ele fica variando bastante a pressão na pele para tirar várias notas - na maior parte, na região dos sons mais agudos. Sem contar o finalzinho da música, quando ele faz uma puxada muito engraçada. 

Vamos aproveitar a aula destes dois mestres! Até a próxima... 


.

14 comentários:

  1. PARABNES PELO TRABALHO, A CUICA PRECISA SER REVITALIZADA JÁ QUE AS ESCOLAS ATUALMENTE ESTÃO COLOCANDO-A CADA VEZ MAIS EM SEGUNDO PLANO

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo carinho, cuidado e regaste do instrumento!
    Show!

    Pipa

    ResponderExcluir
  3. Show de bola. Adorei!
    Thais Villela

    ResponderExcluir
  4. Paulinho, convido, por teu intermédio os
    cuiqueiros para desfilar na bateria do bloco Meu bem, volto ja! Terça-feira 8/3. concentração Princesa Isabel esquina Barata Ribeiro. 15 hs.
    Até lá e um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Fico imaginando como era a dedicação desses "mestre" com a cuíca.....porque sinceramente a cuíca não é pra qualquer um, poucos tocam com maestria....Até mesmo pq tem aquela coisa de vc nascer para o instrumento e o instrumento pra vc....Viajo em pensamentos imaginando o Marçal, Ministrinho, Carlinhos, Ovidio, Osvaldinho e outros, dentro da sala, do quarto, no quintal da casa pertubando pai, mãe, filhos, vizinhos treinando a cuíca....Como era a dedicação dessa galera pra chegar onde chegaram? pra tocar o que eles tocavam?
    Acredito que a maioria que toca a cuíca hj, tem outro meio de ganho de vida...ou seja, todos trabalham, e aí, fica dificil ter aquele tempo pra treinar e aperfeiçoar.....
    Viva os grande mestres

    ResponderExcluir
  6. é bom sabermos como foi trabalhada a cuica e de ondo ela veio.
    parabens

    DJS

    ResponderExcluir
  7. cara esse seu blog é fantástico, obrigado por disponibilizar o disco!

    ResponderExcluir
  8. pow meu parceiro,meus parabéns!! porque não estou surpreso por vc criar esse blog hein??!! rrss!! mt me adimira o carinho e o respeito q tem por este (nobre)instrumento,e até,(com todo respeito),(peço licença a todos)em agradecer em nome de nós,(amantes da cuica),todas essas informações tão ricas e produtivas.até pra gente poder passar passar,para os próximos,não é galera?!! obrigado,tamo junto!!! abçs!!!

    ResponderExcluir
  9. belissimo trabalho . Precisamos nos unir ,pois a classe tem sido muito desvalorizada nas escolas de samba . Precisamos resgatar os velhos tempo onde as cuicas tinham destaque e valor à frente da bateria , no carnaval.

    ResponderExcluir
  10. Mano,
    Este audio é o bicho, os caras mandaram ver, o MESTRE MARÇAL, sempre conheci pela sua cuíca inconfundível, o Ministro conhecia menos, mais show de bola este audio, sempre que puder poste algo do MESTRE MARÇAL.

    Abraços,
    Junior - Estácio - Rj

    ResponderExcluir
  11. Paulinho, maravilha! O Desenho do "cuiqueiro" ao lado esquerdo com a cuica azul, acompanhando direitinho o ritmo da cuica nesse post, reparou!? Abção, e salve salve...

    ResponderExcluir
  12. Cuiqueiros e Cuiqueiras, convido a todos (a) para desfilar no nosso bloco da comunidade da Vila Maria ZN "BLOCO DO FLAMENGO" dia 11/02/2012.

    ResponderExcluir
  13. Tive o prazer de acompanhar,o mestre marçal de perto nos anos 80 na minha querida Portela.
    E ele como mestre sabia como poucos a maestria
    de tocar todos os instrumentos com perfeição.

    ResponderExcluir
  14. A palavra MESTRE empregada em relação ao mestre Marçal é a mais pura verdade .

    ResponderExcluir