Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Música 6 - Cuicas Loucas

Essa música foi gravada em 1972, no LP Batucada Fantástica Vol. 3 Luciano Perrone e seus Ritmistas Brasileiros. Esse disco é, portanto, o terceiro da série "Batucada Fantástica", produzida sob a batuta do maestro Luciano Perrone, um ícone entre os bateristas brasileiros e de toda parte do mundo.

Cuicas Loucas é um "duelo" de cuicas entre o Mestre Marçal e o Ministro da Cuica, dois cuiqueiros da maior importância (falaremos mais sobre eles em postagens futuras). A música começa com os dois tocando juntos, mas lá pelos vinte segundos, o Mestre Marçal segue sozinho e depois dá a vez para o Ministro (conhecido também como Ministrinho), que segue em sua performance até a volta do Marçal e logo a música se encerra.

A diferença da sonoridade que eles tiram de suas cuicas é nítida.
O Mestre Marçal vem com aquela elegância de sempre, muito swing, explorando conduções e frases entre sons graves, médios e agudos. Já o Ministro, é uma cuica mais "suja", o que, na minha opinião, não deixa de ser bonito também... puxadas curiosas e de muita inspiração. Dá pra perceber que nas suas combinações de ritmos ele fica variando bastante a pressão na pele para tirar várias notas - na maior parte, na região dos sons mais agudos. Sem contar o finalzinho da música, quando ele faz uma puxada muito engraçada. 

Vamos aproveitar a aula destes dois mestres! Até a próxima... 


.

14 comentários:

  1. PARABNES PELO TRABALHO, A CUICA PRECISA SER REVITALIZADA JÁ QUE AS ESCOLAS ATUALMENTE ESTÃO COLOCANDO-A CADA VEZ MAIS EM SEGUNDO PLANO

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo carinho, cuidado e regaste do instrumento!
    Show!

    Pipa

    ResponderExcluir
  3. Paulinho, convido, por teu intermédio os
    cuiqueiros para desfilar na bateria do bloco Meu bem, volto ja! Terça-feira 8/3. concentração Princesa Isabel esquina Barata Ribeiro. 15 hs.
    Até lá e um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Fico imaginando como era a dedicação desses "mestre" com a cuíca.....porque sinceramente a cuíca não é pra qualquer um, poucos tocam com maestria....Até mesmo pq tem aquela coisa de vc nascer para o instrumento e o instrumento pra vc....Viajo em pensamentos imaginando o Marçal, Ministrinho, Carlinhos, Ovidio, Osvaldinho e outros, dentro da sala, do quarto, no quintal da casa pertubando pai, mãe, filhos, vizinhos treinando a cuíca....Como era a dedicação dessa galera pra chegar onde chegaram? pra tocar o que eles tocavam?
    Acredito que a maioria que toca a cuíca hj, tem outro meio de ganho de vida...ou seja, todos trabalham, e aí, fica dificil ter aquele tempo pra treinar e aperfeiçoar.....
    Viva os grande mestres

    ResponderExcluir
  5. é bom sabermos como foi trabalhada a cuica e de ondo ela veio.
    parabens

    DJS

    ResponderExcluir
  6. cara esse seu blog é fantástico, obrigado por disponibilizar o disco!

    ResponderExcluir
  7. pow meu parceiro,meus parabéns!! porque não estou surpreso por vc criar esse blog hein??!! rrss!! mt me adimira o carinho e o respeito q tem por este (nobre)instrumento,e até,(com todo respeito),(peço licença a todos)em agradecer em nome de nós,(amantes da cuica),todas essas informações tão ricas e produtivas.até pra gente poder passar passar,para os próximos,não é galera?!! obrigado,tamo junto!!! abçs!!!

    ResponderExcluir
  8. belissimo trabalho . Precisamos nos unir ,pois a classe tem sido muito desvalorizada nas escolas de samba . Precisamos resgatar os velhos tempo onde as cuicas tinham destaque e valor à frente da bateria , no carnaval.

    ResponderExcluir
  9. Mano,
    Este audio é o bicho, os caras mandaram ver, o MESTRE MARÇAL, sempre conheci pela sua cuíca inconfundível, o Ministro conhecia menos, mais show de bola este audio, sempre que puder poste algo do MESTRE MARÇAL.

    Abraços,
    Junior - Estácio - Rj

    ResponderExcluir
  10. Paulinho, maravilha! O Desenho do "cuiqueiro" ao lado esquerdo com a cuica azul, acompanhando direitinho o ritmo da cuica nesse post, reparou!? Abção, e salve salve...

    ResponderExcluir
  11. Cuiqueiros e Cuiqueiras, convido a todos (a) para desfilar no nosso bloco da comunidade da Vila Maria ZN "BLOCO DO FLAMENGO" dia 11/02/2012.

    ResponderExcluir
  12. Tive o prazer de acompanhar,o mestre marçal de perto nos anos 80 na minha querida Portela.
    E ele como mestre sabia como poucos a maestria
    de tocar todos os instrumentos com perfeição.

    ResponderExcluir
  13. A palavra MESTRE empregada em relação ao mestre Marçal é a mais pura verdade .

    ResponderExcluir