Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Música 6 - Cuícas Loucas

Cuícas Loucas é décima faixa do disco Batucada Fantástica Volume 3 - Luciano Perrone e seus Ritmistas Brasileiros, lançado pelo selo Musidisc em 1972. Trata-se de um "duelo" cuiquístico entre Mestre MarçalMinistrinho, sob uma esplêndida base rítmica conduzida pela bateria de Luciano Perrone.

O "duelo" entre as cuícas se inicia com as duas soando juntas, mas logo Marçal segue sozinho até o momento em que o cronômetro ultrapassa o primeiro minuto, quando então dá a vez a Ministrinho, que prossegue durante todo o restante da música, inclusive na "gargalhada" irretocável que se escuta no final, depois de um breve reencontro com o Marçal alguns segundos antes.

Ambos são viscerais, mas a diferença de estilo entre eles é nítida. Mestre Marçal transborda elegância numa sonoridade polida, em conduções espaçadas e fraseados cheios de suingue. Já Ministrinho apresenta uma estética "suja" (mas não menos deslumbrante), extremamente irreverente e também marcada por muito suingue. Resumindo: Cuícas Loucas é uma obra prima!

.

14 comentários:

  1. PARABNES PELO TRABALHO, A CUICA PRECISA SER REVITALIZADA JÁ QUE AS ESCOLAS ATUALMENTE ESTÃO COLOCANDO-A CADA VEZ MAIS EM SEGUNDO PLANO

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo carinho, cuidado e regaste do instrumento!
    Show!

    Pipa

    ResponderExcluir
  3. Paulinho, convido, por teu intermédio os
    cuiqueiros para desfilar na bateria do bloco Meu bem, volto ja! Terça-feira 8/3. concentração Princesa Isabel esquina Barata Ribeiro. 15 hs.
    Até lá e um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Fico imaginando como era a dedicação desses "mestre" com a cuíca.....porque sinceramente a cuíca não é pra qualquer um, poucos tocam com maestria....Até mesmo pq tem aquela coisa de vc nascer para o instrumento e o instrumento pra vc....Viajo em pensamentos imaginando o Marçal, Ministrinho, Carlinhos, Ovidio, Osvaldinho e outros, dentro da sala, do quarto, no quintal da casa pertubando pai, mãe, filhos, vizinhos treinando a cuíca....Como era a dedicação dessa galera pra chegar onde chegaram? pra tocar o que eles tocavam?
    Acredito que a maioria que toca a cuíca hj, tem outro meio de ganho de vida...ou seja, todos trabalham, e aí, fica dificil ter aquele tempo pra treinar e aperfeiçoar.....
    Viva os grande mestres

    ResponderExcluir
  5. é bom sabermos como foi trabalhada a cuica e de ondo ela veio.
    parabens

    DJS

    ResponderExcluir
  6. cara esse seu blog é fantástico, obrigado por disponibilizar o disco!

    ResponderExcluir
  7. pow meu parceiro,meus parabéns!! porque não estou surpreso por vc criar esse blog hein??!! rrss!! mt me adimira o carinho e o respeito q tem por este (nobre)instrumento,e até,(com todo respeito),(peço licença a todos)em agradecer em nome de nós,(amantes da cuica),todas essas informações tão ricas e produtivas.até pra gente poder passar passar,para os próximos,não é galera?!! obrigado,tamo junto!!! abçs!!!

    ResponderExcluir
  8. belissimo trabalho . Precisamos nos unir ,pois a classe tem sido muito desvalorizada nas escolas de samba . Precisamos resgatar os velhos tempo onde as cuicas tinham destaque e valor à frente da bateria , no carnaval.

    ResponderExcluir
  9. Mano,
    Este audio é o bicho, os caras mandaram ver, o MESTRE MARÇAL, sempre conheci pela sua cuíca inconfundível, o Ministro conhecia menos, mais show de bola este audio, sempre que puder poste algo do MESTRE MARÇAL.

    Abraços,
    Junior - Estácio - Rj

    ResponderExcluir
  10. Paulinho, maravilha! O Desenho do "cuiqueiro" ao lado esquerdo com a cuica azul, acompanhando direitinho o ritmo da cuica nesse post, reparou!? Abção, e salve salve...

    ResponderExcluir
  11. Cuiqueiros e Cuiqueiras, convido a todos (a) para desfilar no nosso bloco da comunidade da Vila Maria ZN "BLOCO DO FLAMENGO" dia 11/02/2012.

    ResponderExcluir
  12. Tive o prazer de acompanhar,o mestre marçal de perto nos anos 80 na minha querida Portela.
    E ele como mestre sabia como poucos a maestria
    de tocar todos os instrumentos com perfeição.

    ResponderExcluir
  13. A palavra MESTRE empregada em relação ao mestre Marçal é a mais pura verdade .

    ResponderExcluir