Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quinta-feira, 24 de março de 2011

3º Encontro de cuícas e desfilantes

Realização: Alex Fabiano, Rodrigo Canavarro e Quirininho.

Atenção cuiqueiros e cuiqueiras do Rio de Janeiro! No próximo sábado (26), será realizado o 3º Encontro de cuícas e desfilantes. Trata-se de uma confraternização entre os cuiqueiros, seus familiares e amigos que desfilam em alas diversas das escolas de samba. A entrada é gratuita, mas como o evento não conta com nenhum tipo de patrocínio, a organização pede que cada pessoa leve 1 Kg de carne e bebida à escolha, além da cuíca, é claro! 

A festa promete muita descontração e batucada para o ecoar das "choronas", mas também nos dará a oportunidade de discutir projetos relevantes para a perpetuação da nossa arte, como a criação do troféu Cuíca de Ouro, que consiste numa premiação para o naipe de cuíca que mais se destacar em cada carnaval. No sábado a gente aprofunda este assunto. Até lá!

Início: 13 horas
Endereço: Rua Brigadeiro Dellamare, nº. 302 - Marechal Hermes
(próximo ao hospital Carlos Chagas)
.

2 comentários:

  1. Luiz, eu gravei algumas imagens desse dia, mas com um propósito que me impede de divulgá-las (por enquanto). rs

    Abç amigo!

    ResponderExcluir