Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cuiqueiros 1 - Boca de Ouro

Nas comunidades e grupos das redes sociais pautadas na cuíca é comum encontrar comentários sobre cuiqueiros como o Mestre MarçalOvídio BritoZeca da Cuíca, Fritz Escovão, Osvaldinho, Carlinhos, enfim, sobre algum cuiqueiro famoso. Acontece que existem outros nomes além destes que, apesar de também serem muito importantes, não são tão comentados. E nas conversas que tive com cuiqueiros experientes, como o Zeca e o Osvaldinho, e também com sambistas da antiga como o Monarco, eles sempre apontam um nome como o principal cuiqueiro do passado: Boca de Ouro - um nordestino radicado no Rio de Janeiro, mas que também viveu em São Paulo por alguns anos, e fez parte da elite musical brasileira. Não consegui descobrir o seu nome de batismo e nem a data de nascimento, mas provavelmente foi entre as décadas de 1910 e 1920.

Boca de Ouro (em 1959)

Parece que ele foi mesmo o grande cuiqueiro de seu tempo, tendo gravado em discos de nomes como Carmen Miranda, Ataulfo Alves, Herivelto Martins, entre outros, acompanhado esses artistas também em shows por toda parte. Mas um dos trabalhos mais importantes que ele participou certamente foi o disco Batucada Fantástica – Os Ritmistas Brasileiros, gravado em 1964 sob direção do baterista Luciano Perrone. Lançado pelo selo Musidisc, esse disco recebeu vários prêmios e se tornou mundialmente conhecido. Logo na primeira faixa, intitulada "Samba Quente", disponível no player abaixo, podemos ter uma noção de que o Boca de Ouro foi mesmo um cuiqueiro fenomenal.


Encontrei no site do Instituto Moreira Sales outras duas músicas cujas fichas técnicas o referenciam como "Boca Rei da Cuíca", tamanha sua importância para o instrumento. Ambas as músicas foram gravadas em 1948 pelo grupo Vocalistas Tropicais. A qualidade do áudio não é muito boa, mas prestando bem atenção dá para ouvir a cuíca no acompanhamento.   




Como é que vai ser? (Marino Pinto e Mário Rossi)


Além dos inúmeros registros fonográficos, Boca também atuou em alguns filmes, como neste trecho da comédia musical "Quem roubou meu samba?", de 1959, acessível AQUI em sua versão completa.


Sobre a sua morte, parece que ele foi assassinado no Rio de Janeiro em meados da década de 1970, deixando como legado um estilo cuiquístico excepcional. Se hoje podemos tocar e apreciar a cuíca em baterias, rodas de samba, shows e discos, devemos isto a figuras como Boca de Ouro.
.

10 comentários:

  1. Recebi um comunicado em meu Orkut para vir até este blog e estou encantado com o conteúdo de alto nível e riqueza de detalhes.

    Parabéns ao(s) criador deste lindo trabalho de resgate e informação sobro os ritimistas e músicos
    cuiqueiros.

    Vida Longa a essa jóia!!!!

    Flavinho Bento.

    ResponderExcluir
  2. http://www.myspace.com/theodacuicaineditas

    ResponderExcluir
  3. http://www.reverbnation.com./theodacuica

    ResponderExcluir
  4. Foi mal. Achei que já tinha comentado sobre o Boca. Desculpe. Lá vai... o Boca, foi aqui em São Paulo, o marco dos cuiqueiros. Esse comentário sobre ele, é de uma importancia tal que eu estou muito agradecido a todos que fizeram essa matéria. Saúde. FUI.............................

    ResponderExcluir
  5. Espero que vocês sempre possam proporcionar matérias deste tipo, para mim seve para pesquisa e conhecimento musical. Um espaço onde podemos apreder as origens culturais com riqueza de detalhes.
    Parabéns e obrigado

    ResponderExcluir
  6. Valeu Betinho!

    Bom, então, já que você gostou, divulga aí o Blog para os seus amigos... hehehe

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Ótima postagem!
    E eu, por acaso, fuçando no youtube acho uma gravação do próprio Boca de Ouro tocando, em um filme antigo ("Quem roubou meu Samba") junto com o Germano Mathias!
    Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=w6YOeQ9Jn9E

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. o´tima postagen.espero q vcs senpre possan proporciona essa materia bjs . un abraço

    ResponderExcluir
  9. Conheci o blog na noite de 16 para 17 de março de 2013. Fiquei tão encantado que acabei indo dormir às 3 da manhã. O tempo passou e nem percebi!! Já meti o bico no blog, dei palpites em posts anteriores, me desculpem, mas fiquei tão empolgado que não resisti! Meus sinceros parabéns ao Paulinho Bicolor! Um grande abraço a você e a todos os cuiqueiros do Brasil!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Carbureba!! Encantado fiquei eu ao ler a sequência de comentários enriquecedores que você deixou aqui no blog. Fique à vontade, meu amigo! Estamos aí. Forte abraço!!

      Excluir