![]() |
Clique na imagem para ampliar |
Intro
Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.
(To best view this blog use the Google Chrome browser)

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Exposição - Zeca, 60 anos de cuica
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Música 5 - Triste Cuica
Mas há outra questão que também me chama bastante atenção neste samba e que está logo no primeiro verso, onde se diz: "parecia um boi mugindo...". Bom, é que naquele tempo as cuicas eram fabricadas com barricas adaptadas ao instrumento musical e não existiam as tarraxas para esticar a pele, que era fixada com tachinhas e afinada no calor de uma fogueira para esticar o couro. Por isso a afinação ficava bem mais baixa em relação ao som que estamos acostumados nas cuicas de hoje, e Noel pôde fazer essa analogia com o som de "um boi mugindo".
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Cuiqueiros 1 - Boca de Ouro
![]() |
Boca de Ouro (em 1959) Reparem que o nome dele está escrito na pele da cuica, demonstrando que esse é um costume antigo entre os cuiqueiros. |
Como é que vai ser? (Marino Pinto e Mário Rossi)
Sobre a sua morte, parece que ele foi assassinado no Rio de Janeiro em meados da década de 1970. Mas o que realmente importa é ouvir e ver sua cuíca sendo tocada com maestria, como nassas raras imagens onde ele aparace em um trecho do filme "Quem roubou meu samba?". Se, hoje, podemos tocar ou apreciar a cuíca em baterias, rodas de samba e muitos discos, Boca de Ouro é um dos grandes responsáveis por isso.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Vídeo 5 - Índio da Cuica
.